Buscar
  • Centro de Mediadores

Escuta ativa - A ferramenta que vai transformar suas relações

A comunicação é algo que usamos todos os dias, o tempo todo e em todos os tipos de relações. Apesar de parecer algo muito básico, a comunicação é a base para qualquer tipo de interação humana. Basicamente, a comunicação consiste em um emissor, um receptor e uma mensagem, e o mais importante é que exista uma compreensão do que se está sendo transmitido, para que a mensagem seja passada de forma clara e correta, por isso, comunicar- se é diferente de se comunicar bem, e nisso a Escuta Ativa pode ser uma poderosa aliada, podendo ser desenvolvida tanto na vida pessoal quanto profissional. Afinal, o que é a técnica da Escuta Ativa?

Escuta ativa é a capacidade de ouvir e compreender uma mensagem, ela torna os diálogos mais eficientes. Falando mais detalhadamente, consiste em escutar cuidadosamente o que o outro diz, interpretando e dialogando, validando suas opiniões, não só ouvindo de forma despercebida e sim demonstrando interesse verdadeiro de se conectar com a pessoa.

A técnica da Escuta Ativa também traz benefícios ao âmbito empresarial, principalmente em situações de feedback, reuniões, treinamentos, entre outros, melhorando as relações interpessoais, aumentando a produtividade, fortalecendo o trabalho em equipe.



Dicas para desenvolver a Escuta Ativa:



Se concentre na informação que está sendo passada


Escutar é a principal lição a ser aprendida, faça isso olhando nos olhos, demonstre interesse pelo que a pessoa tem a dizer. A escuta ativa necessita de atenção total, por isso, não faça outras coisas enquanto seu interlocutor estiver falando, assim ele terá a certeza de estar sendo ouvido e compreendido.



Seja empático


Esse é um conceito que se tornou mais conhecido e bastante popular ultimamente, em síntese, ser empático é se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos, e podemos dizer que a escuta ativa se resume em empatia .



Faça perguntas abertas


Esse é o objetivo da Escuta Ativa: escutar o outro, dessa forma, as perguntas abertas permitem qualquer tipo de resposta, sem limitações, facilitando que o ponto de vista seja exposto.



Preste atenção na resposta


Para que o interlocutor tenha certeza que foi entendido, confirme sempre tudo que você escutou. Faça perguntas ou observações sobre o que foi falado, não é ideal que você fique calado sem interagir, é necessária uma interação que mostra a absorção da mensagem passada.



Faça uso da linguagem corporal


A linguagem corporal é tão importante quanto a verbal, nossos gestos, postura e olhar também passam uma mensagem, através dessa linguagem não verbal você mostra a pessoa seu interesse ou a falta dele no que está sendo falado, por isso, atente-se a sua linguagem corporal, ela faz toda a diferença.



Dê um feedback ao seu interlocutor


Por último e não menos importante, para a total execução da Escuta Ativa, responda ao seu interlocutor, valide sua opinião, considerações e dê a sua visão sobre a assunto, faça suas observações não de forma imposta, mas cordial, isso fortalecerá os laços de confiança, tornando a relação mais sincera e harmônica.




Por fim, obtemos a certeza de que exercitar a escuta ativa nos faz ter relações pessoais e profissionais mais saudáveis. Mostrar interesse e respeito pelo que o outro tem a compartilhar eleva nossas relações. Lembrando que isso pode ser feito independente de concordarmos ou não com o que foi dito, saber ouvir é a chave para uma comunicação eficaz. A escuta ativa é treinável, por vezes, até mesmo trabalhosa, mas sem dúvidas um trabalho interno recompensador.

Que tal começar a praticar com seus amigos, gestores e familiares?


Se você gostou do tema, poderá aprender um pouco melhor sobre a Escuta Ativa no nosso curso de Comunicação Não Violenta.


Entre em contato através do nosso site ou Instagram ou no telefone: Instagram: https://www.instagram.com/centrodemediadores/ Whatsapp: https://wa.me/5561983470755





Fonte:


https://www.agendor.com.br/blog/escuta-ativa/#:~:text=Podemos%20definir%20o%20que%20%C3%A9,conte%C3%BAdo%20da%20fala%20do%20interlocutor.


https://www.poderdaescuta.com/escuta-ativa-o-que-e-vantagens-e-3-passos-para-aplicar/

https://resultadosdigitais.com.br/agencias/escuta-ativa/


https://www.pontotel.com.br/escuta-ativa/#3


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo